Corte com plasma

Mapa do Site

Solicite um orçamento!

Nos envie uma mensagem preenchendo o formulário abaixo:

O corte com plasma foi criado na década de 50 e esse processo ficou muito popular na indústria por ter a habilidade de cortar metais. Atualmente ele tem se destacado no mercado pelo alto desempenho, a precisão no corte em trabalhos específicos e com a segurança.

Corte com plasma

O que é o corte com plasma?

O corte com plasma para acontecer precisa de uma mudança na matéria, ela surge com o aumento da energia e produz a separação das moléculas de gás. E assim, passa a ser um excelente condutor de energia com a capacidade de cortar diversos tipos de metais.

Ou seja, para todo esse processo é preciso ter um bico com furo que tenha uma alta tensão e pressão do ar. E desse modo, transforma o gás aquecido em plasma e assim ocorre o rompimento no metal feito por essas partículas fundidas e removidas pelo jato de plasma.

Como funciona o processo de corte?

O corte funciona diretamente de uma abertura com um arco elétrico. E assim, direcionar o jato de ar comprimido que ajuda a expelir o metal que foi dissolvido. Logo, efetua uma fenda ou o afastamento do material condutor de energia por meio de uma quantidade de plasma.

Porém, para executar todo esse processo é necessário o uso de ferramentas que forneçam energia e são essas:

  • uma tocha plasma;
  • uma fonte de energia nutrida por eletricidade;
  • um grampo terra para fechar o circuito elétrico;
  • o gás que é ionizado e passa a ser um condutor no arco.

Portanto, o equipamento pode cortar superfícies superiores a duas polegadas, mas é comum chegar até 38mm. O procedimento acontece de maneira rápida e tem um excelente acabamento por causa da alta temperatura gerada, a pressão do ar e alta velocidade.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos semanais!

Onde efetuar o corte de plasma?

O principal local de aplicação é na preparação de juntas para a soldagem que precisa de uma ótima qualidade no corte. Ou seja, pode usar em estruturas metálicas, móveis metálicos, manutenção em geral ou em locais que necessitam cortar algum tipo de metal.

Diferenças do plasma

O plasma é muito usado para cortar chapa de aço e metais com espessura de 11mm ou maiores que 25mm. Além disso, tem qualidade no acabamento do corte e velocidade. A operação é similar ao processo de soldagem com o gás de proteção e o arco elétrico.

O corte funciona com a emissão de um pequeno raio no material e que corta através de um furo na ponta. Assim é possível cortar outros tipos de materiais como o acrílico.

Corte com plasma

Quais são os gases usados no corte de plasma?

Os gases mais comuns utilizados para o corte são o ar, o oxigênio, o argônio-hidrogênio e o nitrogênio. Antes de todo o processo existe uma seleção de gases para executar de acordo com a qualidade, a velocidade escolhida e a espessura do metal que levará o corte.

Quais são as vantagens do corte com plasma?

O corte com plasma tem como principal vantagem a excelente precisão ao cortar peças médias e grandes de maneira rápida e eficaz. No entanto, quando o material é pequeno a indicação é de não usar esse corte para não ter o risco de deformar com a alta temperatura.

Tags: Corte com plasma, Orçamento para Corte com plasma, Valores para Corte com plasma, Preços para Corte com plasma.
O texto acima "Corte com plasma" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais

Fale agora mesmo com nossos consultores!

Temos uma equipe preparada para melhor atender sua empresa.