Atualmente, dobrar chapa de inox tem se tornado uma necessidade de diversos setores da indústria que usam o material em seus projetos, mas precisam de formas específicas. Conforme isso, é essencial entender mais sobre o que é e as vantagens desse processo.
Antes de mais nada, os motivos para dobrar chapa de inox são muitos e o principal deles é a necessidade de adaptar o material para o melhor uso. Ou seja, apesar de várias áreas da indústria usarem o material, estes são vendidos em formato não específico.
Por isso, é tão importante dispor de meios para dobrar esse tipo de chapa e proporcionar o formato ideal para o cliente aplicar no projeto. O trabalho de dobras é essencial, visto que, o inox é um material de qualidade com bastante utilidade nos setores da indústria atual.
Hoje em dia, a indústria busca adquirir cada vez mais por peças feitas de modo específico para atender a um único fim. Dessa maneira, obter formatos mais estruturados e ricos em detalhes é o principal objetivo pelo qual se decide dobrar chapa de inox.
No geral, se aplica o processo de dobras para conseguir obter formatos e detalhes especiais na chapa de inox convencional.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos semanais!
Desde já, vale ressaltar que o processo para realizar uma dobra em uma chapa de inox é super simples, feito por meio do trabalho em conjunto de máquina e operador. Todavia, para dar a outra forma a chapa, o método dispõe de métodos um tanto quanto artesanais.
Embora seja um processo fácil, é um profissional que deve fazer a dobra para evitar peças finas com erros e que seja capaz de atender todas as especificações.
Para começar, a primeira vantagem de dobrar chapa de inox, é que este processo não promove nenhuma alteração negativa ao material e mantém todos os seus atributos intactos, além disso, é possível citar:
Outro fator que agrega benefícios é a possibilidade de fazer um grande volume de chapas de inox dobradas em pouco espaço de tempo. Bem como, com esse método é viável refazer uma chapa sem precisar pagar um alto valor para isso.
A sua aplicabilidade se reforça ao expor que, convém usar elas tanto em indústrias de minério, assim como, no setor de produtos alimentares.
Em suma, existem dois tipos de cortes para fazer na chapa de inox, o primeiro é o método convencional que conta com meios mais simples. Portanto, as dobras são feitas manualmente e exigem esforços humanos para serem efetivadas.
Essa via tradicional por conta de exigir trabalho humano, dispõe de uma maior probabilidade de erros que resultam em finalizações, por vezes, fora do padrão.
Por fim, dobrar chapa de inox de forma complexa, se refere ao método feito com equipamentos adequados em projetos que exigem uma atenção aos detalhes.
Na maior parte das vezes, as dobraduras são feitas com uma viradeira e com as coordenadas inseridas nela, que faz as dobras serem precisas. O processo realizado desse jeito assegura projetos detalhados e com taxas bem menores de erros de diâmetro.
Temos uma equipe preparada para melhor atender sua empresa.