Oxicorte o que é

Mapa do Site

Solicite um orçamento!

Nos envie uma mensagem preenchendo o formulário abaixo:

Saiba que o oxicorte o que é utiliza calor e oxigênio para fazer cortes precisos em objetos metálicos de diversas espessuras. Assim, o setor industrial é quem mais faz uso, já que ele ajuda a criar um padrão. Entenda mais sobre esse processo e as suas vantagens a seguir.

Oxicorte o que é

Oxicorte o que é?

O oxicorte o que é consiste em um processo químico que faz uso de chamas de oxigênio para cortar peças de metal, ou seja, é um tipo de corte que se produz a partir da oxidação do material. Aliás, metalúrgicas que lidam com aços de altas resistências utilizam bastante.

Ele também é muito eficaz para cortar objetos de grandes espessuras, bem como diferentes formatos e tamanhos. Dessa forma, torna-se uma técnica mais versátil e inteligente, o que contribui para a automatização das indústrias.

Como funciona o oxicorte?

O oxicorte funciona através de uma reação química que é produzida pela ação do calor e do oxigênio em conjunto. Assim, o processo de corte inicia com o pré-aquecimento do metal a uma temperatura de cerca de 800 a 900°C, por meio de uma chama emitida na superfície.

Em seguida, o equipamento direciona uma corrente de oxigênio para a área aquecida onde ocorre a formação de óxidos metálicos. Dessa maneira, o metal começa a derreter e, assim, se forma um vazio que resulta em um corte uniforme. Os materiais necessários são:

  • cilindro de oxigênio;
  • regulador de pressão;
  • reservatório de gás combustível;
  • mangueiras de alta pressão para condução dos gases;
  • válvulas corta-chamas;
  • maçarico de corte;
  • mecanismos de segurança.

Apenas profissionais habilitados podem realizar essa tarefa, uma vez que o manuseio errado das ferramentas oferece sérios riscos. Desse modo, também vale ressaltar que não é necessário o uso de energia elétrica.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos semanais!

Quais materiais podem ser cortados por oxicorte?

Há diversos tipos de materiais metálicos que podem utilizar o oxicorte o que é, pois, o procedimento é versátil e regulável. Ou seja, é possível adaptar o equipamento para fazer as aberturas de diversos tamanhos.

A partir disso, alguns dos tipos de peças que podem ser cortadas são:

  • aços de carbono e inoxidáveis;
  • cobre;
  • bronze;
  • níquel.

Já a composição do objeto pode afetar na qualidade e na velocidade da ruptura. Por exemplo, produtos feitos com alumínio, silício e manganês sofrem um corte menos preciso e mais lento.

Quais as vantagens do oxicorte o que é?

As principais vantagens que o oxicorte o que é oferece são a alta versatilidade e o corte de grandes espessuras. Além disso, o método ajuda a aumentar a produtividade e a reduzir os custos, uma vez que ele otimiza os processos de produção nas atividades industriais.

Alta versatilidade

O oxicorte é capaz de cortar diversos tipos de peças metálicas, como, por exemplo, chapas de carro, botões, moedas e produtos eletrônicos. Dessa forma, ele oferece alta versatilidade e pode ser utilizado nas mais variadas atividades de produção.

Corte de diferentes espessuras

Outro benefício é a possibilidade de cortar diferentes espessuras, aliás, é bastante eficiente para dividir peças de grandes proporções. Assim, ele sai na frente de outros métodos, como o corte a laser ou jato de água, que são um pouco mais limitados.

Oxicorte o que é
Tags: Oxicorte o que é, Orçamento para Oxicorte o que é, Valores para Oxicorte o que é, Preços para Oxicorte o que é.
O texto acima "Oxicorte o que é" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais

Fale agora mesmo com nossos consultores!

Temos uma equipe preparada para melhor atender sua empresa.